Notice: wpdb::prepare foi chamada incorretamente. A consulta não contém o número correto de espaços reservados (2) para o número de argumentos passados (3). Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.8.3.) in /u/htdocs/webpoint/aparecidaliberato/public_html/wp-includes/functions.php on line 4138 Ano novo chinês, o ano do macaco - Aparecida Liberato

Ano novo chinês, o ano do macaco

8 de fevereiro de 2016 - por Aparecida Liberato

O ANO DO MACACO

De acordo com o calendário lunar o ano novo chinês começa em 8 de Fevereiro de 2016. Pessoas nascidas neste ano e também em 1932, 1944, 1956, 1968, 1980, 1992, 2004 são representadas pelo macaco no horóscopo chinês.

O macaco na cultura chinesa é tido como um animal esperto e acredita-se que pessoas nascidas em anos desse animal têm essa característica, além de serem inventivas, divertidas e originais. Por isso, muitos chineses se esforçam para que seus filhos nasçam  em um ano regido pelo macaco. Gisele Bundchen, Mick Jagger, Demi Lovato, Tom Hanks, Celine Dion, Miley Cyrus e Selena Gomez, são algumas das pessoas que nasceram sob esse signo.

O NÚMERO 9 NA CULTURA CHINESA

 

Na astrologia chinesa o macaco é o nono signo do calendário do ciclo de 12 anos. O número 9, também o número do ano 2016 (2+0+1+6) tem a mesma pronúncia do ideograma chinêsjiu que significa ?duradouro, eterno?. O 9 é muito utilizado e evocado pelos chineses. É comum, por exemplo, uma pessoa oferecer 99 flores à outra para desejar amor eterno, ou em um casamento o noivo oferecer à família da noiva 9.999 ou 99.999 yuan (moeda chinesa) em um pacote fechado vermelho para abençoar um casamento de longa duração.

A família imperial chinesa tinha em grande consideração o número 9. As túnicas dos imperadores tinham 9 dragões bordados em uma alusão à esperança por longevidade e eternidade do império.

 

A CIDADE PROIBIDA

A Cidade Proibida, localizada no centro de Pequim tem um palácio imperial cuja construção foi iniciada durante a dinastia Ming, em 1460. Faz parte do patrimônio cultural mundial, protegido pela Unesco e é considerado um dos 5 palácios mais importantes do mundo. É um fantástico exemplo de como o número 9 foi valorizado pelos imperadores. O palácio tem 9,999 salas em uma área de construção de 72.000 (=9) Km quadrados. Todos os portões possuem 81 (=9) adornos em nove fileiras e nove colunas. Todas as escadas possuem 9 degraus ou múltiplos de 9. Naquela época o número 9 ficou reservado exclusivamente ao imperador e pessoas comuns, inclusive altos funcionários e familiares eram proibidos de usar esse número.

2016 E O MACACO

De acordo com o calendário chinês o ano do macaco de fogo, 2016 tem o 9 como número de sorte, além do 1 e do 3. As melhores horas do dia são entre 15:00 e 17:00hs. O ano promete sucesso nos negócios e no mercado financeiro. Favorece a comunicação e o humor. É um ano de movimento, portanto  as atividades físicas individuais são favorecidas. Ideias inovadoras são as soluções para problemas antigos. O ano torna as mentes ágeis que comandam a ação, com coragem. Há um lado negativo do macaco que é o oportunismo e os truques de esperteza. O macaco pode ser orgulhoso e arrogante.

O último dia das comemorações do ano novo chinês é 22 de Fevereiro e culmina com o Festival das Lanternas em que se deseja amor, boa sorte e felicidade.