Notice: wpdb::prepare foi chamada incorretamente. A consulta não contém o número correto de espaços reservados (2) para o número de argumentos passados (3). Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.8.3.) in /u/htdocs/webpoint/aparecidaliberato/public_html/wp-includes/functions.php on line 4138 2016 - 2017 Final de um Ciclo - Aparecida Liberato

2016 – 2017 Final de um Ciclo

21 de dezembro de 2016 - por Aparecida Liberato

O final de um ciclo

2016 chega ao fim com uma enorme perda que tocou fundo nossos corações. A passagem do time chapecoense, dos profissionais da imprensa, e todos os que estavam a bordo do avião rumo à Colombia, entristeceu não somente a nós brasileiros, como o mundo todo. A humanidade está encerrando um ciclo que durou 9 anos e, quando se encerra esse ciclo há a necessidade de desprendimento. Todo desapego traz dor.

Despedida do ano 9, 2016

Temas universais, que afetam e preocupam a toda a humanidade são os que marcam um ano 9. Entre vários outros, em 2016 o mundo se voltou para a crise dos refugiados, as milhares de pessoas que abandonaram suas vidas fugindo da guerra civil na Siria rumo à Europa. Também os atentados em vários lugares do mundo. Em ano 9 há rompimentos como o que aconteceu com a separação do Reino Unido da União Europeia, e também com a inesperada eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA, colocando fim a anos de governo do partido democrata.

Como fatos positivos temos o fim de um conflito que dura mais de 50 anos, com a assinatura do acordo de paz entre o governo da Colombia e as Farc, o fim de uma política que fez com que os governos de Cuba e EUA cortassem relações diplomáticas durante meio século. Também o fim da separação das duas igrejas, a católica e a ortodoxa russa, que desde 1054 se afastaram quando ocorreu o grande Cisma do Cristianismo. O papa Francisco e o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa se encontraram em um momento histórico, em Cuba, para assinar a declaração de união fraternal entre as duas igrejas.

Em ano 9 grandes personalidades que marcaram uma época encerram sua trajetória nesta existência. Foi assim com Fidel Castro que, com sua morte encerrou também 50 anos de seu domínio na Revolução Cubana.

Outras perdas de pessoas, entre outras, que causaram grande consternação foram a de David Bowie, Prince, Billy Paul, Domingos Montagner, Elke Maravilha, Rubén Aguirre (professor Girafales), Hector Babenco, João Havelange, Ivo Pitanguy, Cauby Peixoto. Todas elas marcaram uma época.

No Brasil o impeachment da ex presidente Dilma Rousseff pôs fim a anos de governo do PT. E a tragédia de Mariana ceifou a vida de muitas pessoas, acabou com a cidade e com o meio ambiente.

Momento transitório

Em um final de ciclo ocorrem muitos fechamentos já que não cabem mais esquemas velhos, antigos e com um padrão repetitivo. O ano 9 é um ano de abertura a um novo futuro e por isso, é preciso dar um basta a tudo o que não funciona mais. Mudanças são necessárias. O mundo chegou ao final de ciclo e são eliminados os velhos padrões e regras já bastante desgastadas. Vivemos um momento transitório, de romper com o passado e olhar para um novo futuro.

Em um ano 9 o clamor é do povo, das massas. Não é o clamor das minorias que até agora eram o foco de atenção das instituições. Em um ano 9 existe uma subversão de valores, do que já foi e não faz mais sentido continuar, para algo novo que dê espaço para a maioria. O 9 é o último número da ordem 1 a 9 e é quando se alcança o todo, sem divisões, sem preferências.