Números da vida do grande campeão

28 de outubro de 2010 - por Aparecida Liberato

Ayrton Senna da Silva
21/3/1960

Ayrton Senna, três vezes campeão mundial,  é considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo mundial.  Em 2009 foi eleito como o melhor piloto de Fórmula-1 de todos os tempos, em eleição organizada pela revista inglesa Autosport em que votaram 217 pilotos da mesma categoria.

Ayrton Senna da Silva faria 52 anos em 2012, mas seu desaparecimento não apaga a chama deste homem que foi conhecido por sua extrema dedicação e enorme capacidade competitiva.

A Numerologia ajuda a conhecer a maneira de ser deste gênio do automobilismo que tinha uma personalidade controversa: conservador e reservado, e ao mesmo tempo  humano  e quase criança quando estava descontraído. Essas características de personalidade são reveladas pelos números que aparecem em mais quantidade em seu nome e data de nascimento que são o 4 e o 3, números antagônicos que explicam essa dualidade na maneira de ser de Ayrton Senna.

A influência do número 4 era muito forte pois Ayrton Senna foi uma pessoa intensamente  voltada ao trabalho e não permitia que houvesse qualquer interferência  na sua maneira de conduzir sua vida profissional.  Muitas de suas declarações e também as de pessoas de sua equipe na Fórmula-1 evidenciaram o seu caráter quase obsessivo na busca pela perfeição nas pistas. Ele passava muito tempo tentando conhecer cada pormenor de seu carro e seu motor.  Como uma pessoa de características número 4 ele era extremamente dedicado ao seu trabalho, queria estar por detrás de tudo, decidindo, questionando, controlando cada  movimento e cada detalhe. Pessoas 4 como Ayrton Senna são persistentes em alcançar seus objetivos, só fazem o que consideram o que está certo e têm convicção no que falam e fazem. Seus colaboradores diziam que mesmo após ter tido uma vitória, ele sempre encontrava algo que precisava melhorar. E foi com essa determinação que Ayrton Senna  afirmou em uma de suas entrevistas:

“Nunca desisto. Isso me faz vencedor, isso me faz lutador, é o combustível que abastece os meus objetivos.”

O seu número 3, por outro lado, lhe trazia a popularidade, lhe garantia a admiração e a simpatia do público.  Se com o número 4 Senna era exigente, perfeccionista, controlador, reservado e sério, com o número 3 ele  conquistava seu público e estimulava as pessoas encantando-as.  O número 3 lhe permitia grande visibilidade e é o número que torna possível essa  continuidade às reverências à sua memória.  Ele tinha prazer em ser reconhecido e aclamado. Com ele levava  a bandeira do Brasil para ser vista também,  em todo o mundo.

Para atuar como piloto preferiu usar o nome Ayrton Senna retirado de seu nome de nascimento Ayrton Senna da Silva. A energia trazida à sua vida com este nome profissional é a 11 o que proporcionou luz e inspiração para que realizasse o seu trabalho de maneira a ser sucesso e ter reconhecimento.

As pessoas de número 3 tendem a ser admiradas e queridas. No caso de Ayrton Senna a sua garra, o seu quase fanatismo em superar os limites pessoais, a perfeição ao pilotar o seu carro na Fórmula 1, a sua coragem em fazer manobras em alta velocidade, juntaram-se a essa qualidade da popularidade 3 e criou-se o mito.

No dia de sua morte ele tinha acabado de entrar em um mês de energia 52=7. O número 52 indica ocorrência de  situações instáveis de mudança gerando afastamento e separação das outras pessoas. O número 7 que é a soma de 52 é uma vibração que contribui para que o momento seja mais introspectivo e reflexivo. O livro  Ayrton, o Herói Revelado, de Ernesto Rodrigues, conta que Ayrton Senna teria ficado preocupado com o fato de Rubinnho Barrichello ter sofrido um grave  acidente em que seu carro ficou espatifado, no dia 29 de Abril, 2 dias antes de seu próprio acidente. Além disso ele estaria emocionalmente abalado porque  no dia anterior à sua morte ele presenciou a morte do piloto austríaco Roland Ratzemberg, a primeira entre pilotos da Fórmula 1. Em um mês de energia 7 existe uma baixa de energia para a ação,  além de dificuldades na concentração.  O seu estado emocional nesse mês 7 que debilita a pessoa poderia ter contribuido para que ele tivesse mais dificuldades em manter o alerta, tão necessário em atividades como essa, a do automobilismo.