2022, a construção de uma nova maneira de viver

26 de novembro de 2021 - por Aparecida Liberato

O planejamento e os sonhos que tínhamos antes de 2020, tomaram outros rumos ou nem aconteceram.

Definitivamente, nós não somos as mesmas pessoas após esse período de pandemia que nos encolheu em 2020 (ano 4) e nos fez explodir em 2021 (ano 5). E não será de uma hora para a outra que vamos encontrando um novo lugar em nós mesmos, em nossas comunidades e no mundo. Temos que reconhecer as mudanças e que estamos abdicando de muito do passado para construir um mundo novo e melhor.

Depois de 2021, um ano explosivo 5, sem rumo, mas já mostrando o inconformismo com tudo o que estava estabelecido, chegamos a 2022, um ano de energia 6, que vai dando estrutura a esse novo mundo.

No ano 5 descobrimos que podemos e queremos sair do convencional, da regra. Tivemos que fazer novas adaptações urgentes e sem planejamento para atender um novo estilo de vida. Os espaços de moradia, trabalho, lazer e social mudaram. As relações entre as pessoas tiveram que ser modificadas, pelo distanciamento, pelo clamor da diversidade, da igualdade e justiça social.

Hora de arrumar a casa

Em 2022 vamos literalmente “arrumar a casa”. Descobrimos que a casa é muito mais que o lugar que habitamos. A casa é o nosso próprio corpo e vamos respeitá-lo e cuidar dele. A casa é nosso planeta Terra e vamos urgentemente dar mais valor a ele e cuidar para que continue nos provendo de condições para viver. Cuidar da casa é também cuidar de todos os que compartilham a morada, como os outros animais, os vegetais, toda a natureza. Não somos os donos do mundo. Dividimos o planeta com outras espécies.

A energia 6 (2+0+2+2) nos permite organizar todas as conquistas positivas do ano anterior. Precisamos estruturar tudo. O 6 é o número da justiça, do amor fraternal, do equilíbrio. Existe um objetivo nessa energia 6 que é a união de forças das pessoas para fazer funcionar de maneira produtiva tantas ideias, novas paixões e interesses, conteúdos, manifestações e avanços. Esse mundo novo tem propósitos. Nada é destituído de responsabilidades. Todos temos que contribuir. As questões ambientais, a nova ordem social de liberdade, justiça e respeito, o avanço da tecnologia, a educação como base de transformação do indivíduo, todos esses e mais, são os grandes temas de 2022.

Este ano abre para os encontros, para a interação entre as pessoas, a formação de grupos e a convivência em comunidades. Vamos dar valor ao que realmente importa, que é viver em paz e harmonia em um mundo de abundância em bem estar. Todos os excessos (consumismo, revoltas, gritos, autoritarismo, insensatez, futilidades, desperdício, lixo, trabalho, emissão de CO2, e outros) podem agora dar lugar à empatia e ao equilíbrio.

Um ano de diálogo

No ano 6 é muito mais importante o diálogo do que a crítica, a adaptação às novas condições, do que o negacionismo e a revolta. No ano 6, um número par, a busca é pela estabilidade da vida e das emoções, e bem estar. Os sentimentos são mostrados de maneira autêntica e aproxima pessoas. 

O 6 é o número do amor e dos relacionamentos com base no respeito e compartilhamento, o que nos permite unir forças para conquistar nossos objetivos.

Em 2022, tudo se acomodará, tudo fará sentido. Estaremos juntando os antigos pedaços que se quebraram, inserindo os novos e compondo o começo de uma nova história.