Coringa: entenda o mistério dos números repetidos que aparecem no filme

27 de julho de 2021 - por Aparecida Liberato

O filme, dirigido e produzido por Todd Phillips em coautoria de Scott Silver, recebeu vários prêmios, inclusive o Oscar de melhor ator com Joaquin Phoenix vivendo o papel de o Coringa. Recorde de bilheterias, a história é sobre o homem, Arthur Fleck, por detrás do personagem, o palhaço.

Tudo se passa nos anos 70, 80, em uma cidade americana Gotham City, em que tudo o que se vê é degradação, sujeira, ratos, escuridão, cheiro ruim, um retrato da sociedade com sua desigualdade social, violência, barbárie, caos. Não podia deixar de existir o lado dos poderosos, aparecendo na TV, na política, vivendo em suas mansões fortalezas e prometendo soluções em seus discursos vazios e mentirosos.

Arthur Fleck que acredita (há razões na sua história de vida que o levam a isso) que tem que ser sempre feliz e fazer as pessoas felizes, trabalha como palhaço. Ao longo do filme ele passa por humilhações, descobrindo mentiras, traições, a falta de sensibilidade do ser humano. Tudo o que ele queria viver era o amor, ser amado e amar. Mas encontra-se preso dentro da situação que vive a sociedade e que se repete, nunca muda.

O significado dos números repetidos

É exatamente nessa rotina amarga e triste que aparecem os números 11:11. São números iguais, que se repetem, que mostram a inércia em que o mundo está mergulhado.

Horas iguais no filme Coringa (Joker) - Aparecida Liberato Numerologia
(Foto: Distribuição/Warner Bros)

A primeira vez que o número 11:11 aparece no filme é quando Arthur está na sala da assistente social, escura e atulhada de papéis. Ele está fazendo o que sempre faz, buscando a receita dos remédios que toma, mostrando para ela os registros de sua vida escritos em um papel. Tudo igual. A assistente social não irá resolver seus problemas. Ou seja, sua vida vai continuar a mesma, assim como as injustiças e a insensibilidade das pessoas. O número que aparece são as horas do relógio que está pendurando na parede da sala. O relógio marca 11:11.

Em outra ocasião, ele se recorda de ter estado preso em um hospital psiquiátrico. A cena mostra Coringa no hospital, batendo a sua cabeça, em um modo contínuo e repetitivo. Ou seja, mais um indicativo de que tudo continua a mesma coisa, nada vai mudar. Ele está preso nessa sociedade injusta e insensível. Na parede, acima de sua cabeça, está o relógio que marca 11:11.

Risada do Coringa (Joker) - Aparecida Liberato Numerologia
(Foto: Distribuição/Warner Bros)

Embora seja um palhaço, a voz de Coringa é sempre monótona. Sua risada doente é mecânica, não é fruto da alegria e da espontaneidade, os ambientes são sempre escuros, sem cores. Isso é o que representa a repetição do 11:11. Assim como sua vida, atenção da assistente social, as promessas dos políticos, as pessoas.

Por fim, quando finalmente Arthur é despedido e se vê livre de seu trabalho na empresa de palhaços, ele quebra o relógio de ponto e uma série de números em contagem regressiva iniciando pelo 11 aparecem rapidamente. A estrutura de sua vida vazia e solitária, montada até então, começa a desabar.

Você já notou a repetição de números em algum momento da sua vida? Saiba o significado dos números repetidos!