2020: o ano 4

30 de março de 2020 - por Aparecida Liberato

Existe uma ordem no universo que se estabelece segundo ciclos que duram 9 anos. No final de um ciclo começa tudo novamente e de uma maneira diferente. Em 1 de Janeiro de 2020 teve início mais um ano dentro de um ciclo. Estamos vivendo sob a força da energia universal número 4 (2020> 22> 2+2=4) e as palavras de ordem para esse ano são:  limitações, regras, moderação, planejamento cuidadoso, consciência da realidade e atitude eficiente.

Os anos de energia 4 são os que trazem muitas restrições e nos obrigam a enfrentar impedimentos de todo tipo. O universo exige agora uma restruturação de mundo. Temos que aprender a conviver com essas dificuldades, buscar soluções, organizar nosso tempo e espaço de maneiras diferentes. Ano 4 é lento e exige esforço contínuo e árduo. A luta é constante para controlar e reequilibrar situações. Ou seja, colocar as coisas em ordem, cuidar dos problemas do dia a dia. 

Sob a energia do número 4 podem ser necessárias reconstruções após incêndios e enchentes, que são fatos limitadores naturais; após guerras e ditaduras, que são limitadores impostos pela vontade do homem; após as epidemias e contaminações. São colocadas regras, definições de padrões e formas de conduta. 

Vivemos situações desafiadoras que nos obrigam a tomar medidas urgentes visando conter a degradação do planeta e consequentemente de seus habitantes.

Mas se tivermos calma, se usarmos as experiências e erros passados para o aprendizado, podemos enxergar, nas paredes do fechado quadrado 4, a janela que se abre para erguermos sobre esse quadrado os alicerces de um mundo novo estruturado e justo. 

No ano 4 o investimento deverá focar nas estruturas básicas. No período de 2020, vigoram discussões e atitudes que valorizam a responsabilidade social e ambiental de todos os países, autoridades, líderes, empresas e cidadãos. A sociedade deverá se mobilizar. Para que assim diminua sensivelmente a desigualdade entre os povos. Ou seja, elaborando programas de infraestrutura para atender as necessidades mais básicas da vida do ser humano como leis, segurança, saúde, educação, transportes, moradia e alimentação.

Não é um ano de dispersão de energia e, sim, de foco e concentração. Uma vez que sistemas e regras serão aplicados para que todo movimento seja realmente concentrado e que dê resultados.

A energia 4 exige um relacionamento com a realidade “nua e crua”. É um ano árido. É necessário ajustar e equilibrar as economias dos países de maneira que o dinheiro seja aplicado em infraestrutura. Dando assim melhores condições de vida básica às pessoas. Cortes de gastos, eliminação dos excessos e medidas de austeridade terão de ser aplicados. Não se trata simplesmente de fazer ajustes; a questão é construir desde o começo, profundamente, o que ficou fora de lugar.

A energia anual universal 4 também afeta a cada um de nós. O importante é agir de maneira prática e racional. Ou seja, encarando os fatos como eles são e buscando soluções para as circunstâncias difíceis que se apresentam. Não há lugar para desperdícios.

Em um ano 4, fechado, em que é necessário encarar a realidade e construir um mundo novo de acordo com regras iguais a todo ser humano, as pessoas vão em busca de segurança em suas casas, na família, nas relações de amizade.  É configurado um ambiente mais fechado em que são valorizados grupos com os mesmos interesses, a mesma identidade. Por isso, precisaremos sentir que estamos protegidos, sentir que existe uma base segura onde nos apoiar.

O resgate de valores essenciais à condição humana, como o respeito, a confiabilidade, assim como a integração corpo, mente e espírito trarão equilíbrio às nossas vidas. Enfrentar a realidade com mais objetividade e assertividade diminuirá riscos e exageros.

O número 4

O 4 é o número relacionado com o mundo físico, estruturado e limitado dentro das paredes de um quadrado, estabelecendo a ordem. Vários exemplos de 4 são observados no mundo: o 4 forma a base que é o quadrado, as 4 fases da lua, 4 estações do ano, 4 pontos cardeais, 4 operações básicas na aritmética, 4 elementos (terra, água, fogo, ar).

A simbologia do número 4

Há muitas referências simbólicas acerca do número 4 associando-o a situações de restrições. Para citar algumas, a bíblia conta que Jesus jejuou por quarenta dias e noites quando estava no deserto da Judeia.

Noé enfrentou em sua arca do dilúvio quarenta dia e quarenta noites de chuvas.

O povo de Abrão viveu como escravo, no Egito, durante quatrocentos anos. 

Para os cristãos, a quaresma (período de 40 dias) é um período de reflexão dos nossos atos, de penitência, de jejum, de conversão espiritual e preparação para o período pascal.

Anos anteriores com energia 4

Alguns exemplos de restrições em anos anteriores de energia 4, bem como:

Em 1939 (=4), o início da Segunda Guerra Mundial e o plano de Hitler de extermínio dos judeus.
Como o ano 4 também traz uma energia reconstrutora após os obstáculos, vemos fatos como, em 1948 (=4), o Plano Marshall dando assistência aos países arruinados durante a II Guerra Mundial, organizando suas estruturas básicas.  No mesmo ano, leis são instituídas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabelecendo direitos e deveres, colocando regras na vida em convivência na sociedade.
Em 1957 (=4), o continente europeu criou a Comunidade Econômica Europeia, em que muitos países da Europa se uniram política e economicamente formando um grupo que segue leis e determinações independentes. Assim, formando uma nova organização no continente europeu.
Em 1966 (=4), ocorreu a Revolução Cultural chinesa, um movimento de limpeza política impulsionado por Mao Tsé-Tung em que morreram mais de 1 milhão de pessoas em decorrência da violência, desordem social, autoritarismo e punições drásticas.
Em 1975 (=4), começou a guerra civil no Líbano que durou até 1990 e matou centenas de pessoas. E também em 1975 terminou a guerra do Vietnã, e o país teve que começar a se reconstruir.
Em 2002 (=4), houve uma grave crise financeira global em que a Bolsa de Valores de Nova York caiu cerca de 15%. Na Europa, as principais Bolsas tiveram desvalorizações entre 20% e 25%. Na América do Sul em geral, e no Brasil em particular, a situação foi ainda mais grave. A Bolsa de São Paulo registrou perdas em torno de 30% e o dólar chegou a subir cerca de 50%.
Em 2011 (=4), o mundo assistiu atônito o impacto do terremoto e do tsunami ocorridos no Japão, que provocaram um pesadelo global, uma catástrofe nuclear:  a usina atômica de Fukushima entrou em colapso espalhando contaminação devido à exposição radioativa. Houve uma grande queda nas bolsas de valores do mundo gerando um baixo crescimento da economia.

Março 2020

Assim como os anos numerológicos se estabelecem em ciclos, cada mês carrega um número e uma energia específica dentro do ano. 

Março de 2020, um mês de número 7 (ano 4+ mês 3) e o mundo parou! O texto bíblico do Genesis, mostra em sua simbologia dos números, que Deus, após ter criado o mundo, descansou no sétimo dia, abençoou e santificou esse dia. Sob a energia 7 chegou a hora de analisar e de refletir sobre tudo o que havia feito. 

O número 7 traz várias situações impactantes que têm a finalidade de despertar as pessoas para começar a fazer uma grande transformação em si mesmas. 

É a vibração do Fogo, um agente de destruição, de ruptura, mas que traz, no final de tudo, o despertar e a iluminação. 

 O foco não está mais no grupo, na sociedade, mas está no indivíduo. É ele quem precisa mudar. É ele quem precisa despertar para a responsabilidade pessoal frente à sua própria vida. Antes de mudar o externo é preciso saber quem é esse indivíduo e o que ele deseja. É preciso coragem para esse mergulho dentro de si mesmo a fim de descobrir sua identidade pessoal e o sentido da vida. Somente através do isolamento, do distanciamento social é que as pessoas podem ter tempo e espaço para olhar para si mesmas e, assim, depois mudar também o mundo externo.

Vamos à busca de respostas sobre a nossa existência espiritual. Isso irá se refletir positivamente no desenvolvimento de uma consciência mais responsável pela vida em si e pela vida integrada no mundo. Um mundo melhor se faz a partir da consciência espiritual. Somente dessa maneira haverá respeito ao outro, compromisso com a verdade e amor fraterno.

O 7 é um número que marca o fim de uma fase de desenvolvimento e o início de outra. 

Junho 2020

A partir de Junho 2020, um mês de energia 28=1, o mundo começa um novo ciclo mensal dentro do ano de energia 4. Existe, portanto, um direcionamento mais claro, uma luz no fim do túnel. É o momento de começar a recompor o mundo sobre novos alicerces, pouco a pouco. Pois o ano 4 é lento. A natureza prática do número 4 impõe atitudes de perseverança, disciplina, trabalho e atenção a detalhes. É preciso organizar antes, para poder enfrentar as mudanças e transformações que ocorrerão no ano 5, em 2021.