A energia do maior prêmio do cinema

20 de fevereiro de 2009 - por Aparecida Liberato

Tudo começou quando o diretor do Estúdio MGM, Louis B Mayer, além do ator Conrad Negel, o diretor Fred Niblo e o produtor Fred Beetson se propuseram a criar uma organização que cuidasse dos interesses da indústria de filmes. Eles e outras 32 pessoas, os mais importantes empresários da indústria cinematográfica, fundaram, em 11 de janeiro de 1927, a International Academy of Motion Picture Arts and Sciences (posteriormente a palavra International foi retirada).

O nome International Academy of Motion Picture Arts and Sciences traz a esse empreendimento, que se tornou o maior e mais esperado evento de premiação do mundo, a energia 8, um número forte, de base sólida, já vinculado a setores de poder e com grande potencial para o reconhecimento.

Mais tarde, o nome ficou reduzido a Academy of Motion Picture Arts and Sciences  e começou a vibrar com a energia 9, que ampliou toda a força inicial do 8 para atingir o mundo, para ter uma missão maior, que é ajudar no desenvolvimento das artes e das ciências cinematográficas, promovendo a cooperação entre os líderes criativos para fomentar o progresso cultural, docente e técnico, reconhecendo prêmios aos mais destacados, cooperando em investigações técnicas e também melhorando os métodos de trabalho e equipamento, criando um meio comum entre os diversos ramos e especialidades, representando o ponto de vista dos criadores cinematográficos e celebrando atividades educativas entre a comunidade profissional e o público em geral.

O 8 no nome original forneceu a estrutura, a base sólida; o 9 permitiu que a empresa se orientasse também para a divulgação, o ensino e a contribuição para a melhoria das artes.

O prêmio instituído pela Academia tem o nome oficial de The Academy Award of Merit, e é dado em reconhecimento aos melhores do cinema e para incentivar a qualidade da produção cinematográfica. O nome oficial do prêmio tem o número 11, que é coberto pela força do universo para inspirar as pessoas. Este número permite atingir muita gente e tem uma grande força de conquista e realização.

O primeiro The Academy Awards of Merit foi conferido a 12 categorias, em um jantar black-tie no Hotel Roosevelt, em 16 de maio de 1929, data que marca o seu lançamento. Essa data também pode ser analisada e indica o grande desafio do prêmio. Tem o número 42/6, que une as pessoas em confraternização. E isso realmente acontece! É uma grande festa em que as pessoas se juntam para ver, para serem vistas, para vivenciar naquela noite um tema comum: o cinema.

O nome Oscar acabou substituindo o nome inicial e sua origem não é muito clara. Uma das histórias mais difundidas conta que um membro da Academia e futura diretora executiva, Margaret Herrick, disse que a estátua lembrava seu tio Oscar. Assim, outras pessoas da Academia começaram a se referir à premiação como ?Oscar?.

Foi apenas na sexta cerimônia de entrega dos prêmios, em 1934, que um colunista começou a usar o nome Oscar em sua página, para se referir ao prêmio de Melhor Atriz levado por Katharine Hepburn, na época. A Academia não usou o nome oficialmente até 1939.

O nome The Oscar, por sua vez, tem a energia 9, a mesma vibração do nome da Academia. A energia 9 é universal e traz a facilidade em atingir o mundo, principalmente porque é uma vibração que possibilita transmitir algo aos outros, com ampla visão, enorme carisma, e que alcança grande quantidade de pessoas.

Podemos notar, então, que a conjunção de números facilitadores para a formação de um grande empreendimento, vibração 8, e que atingisse o público, vibração 11 e 9, permitiu que a Academia e a cerimônia do Oscar fossem o maior evento das artes do mundo, desde a sua fundação.

 

Clique aqui para saber mais sobre você. Faça seu estudo personalizado!